Podemos confomar-nos que somos racionais e por isso se "penso, logo existo" e questiono. Somos intrinsecamente motivados a pensar, a questionar, a mover-nos, mais que não seja para explorar, para pesquisar e procurar. Às vezes (para não dizer, todas as vezes) encontramos respostas que nos geram novos questionamentos. Instala-se um círculo, um circuito como se de ação-reação se tratasse.
Não sei se reagimos aos outros, na medida em que são diferentes de nós, vivem num corpo e numa mente que não a nossa. Não sei se reagimos às coisas, seres animados e inanimados. Por vezes, prefiro acredito que não reagimos a nada exterior a nós, mas que reagimos a nós!
As respostas externas tranquilizam-nos, na medida em que são palpáveis, observáveis, aos nossos olhos e aos olhares daqueles que nos rodeiam, dos mesmos ou outros que procuramos que validem as nossas observações, posições, opiniões. Não será isto uma busca mais interior do que exterior?
O procuramos afinal? O que cada um pretende?
Encontrar o seu lugar num espaço partilhado, no meio de uma solitária multidão, entre tormentas naturais ou artificiais. Um lugar no seu lugar. Naquele lugar que só existe dentro de cada um.
Por vezes gosto de imaginar, de sonhar. Gosto de imaginar o mundo de "pernas para o ar"! Perde-se a ordem, o equilibrio, a harmonia, o controlo. Mas, simultaneamente, de pernas para o ar, também pode haver equilíbrio e harmonia!
Porque é que a natureza das coisas tem que ser como é?
Pois não sei. Talvez esta seja uma daquelas verdades inverossímeis, uma verdade parcial, uma verdade subjetiva. Talvez seja simplesmente uma crença. Uma crença de que tudo tem o seu lugar, o seu espaço, o seu valor, os seus desejos e ambições.... enfim....
Não sei em que é que isto se traduz! talvez sejam simplesmente necessidades organizacionais e funcionais que se esperam eficázes para o equilíbrio humano e natural.
A própria natureza tem o seu efeito de ordem. Uma ordem que o ser humano procura compreender, analisar e desafiar. Mas a natureza organiza-se, contorna. Talvez possamos aprender com a natureza! Em última análise, de acordo com as leis básicas da física e da química, todos (seres vivos, seres não vivos) somos feitos de matéria (massa) composta por átomos, moléculas, iões, protões, caitiões e outras....... Sendo da mesma matéria, não nos fundimos com outras matérias, podemos ter identidade própria. Os seres humanos são pensantes, na sua composição.... acedemos a esses pensamentos (questionamentos) através da linguagem e da natureza das interações. É nesse espaço que questionamos, aceitamos, enfrentamos, desafiamos. É nesse espaço que nos questionamos, que nos aceitamos, que nos enfrentamos ou desafiamos.
Perante tal, não sei se a pergunta não será "de que são feitos os pensamentos?"
Comentários